Combate a apatia – Promove a empatia!
Vivemos numa estranha época, em que, a cada dia, o pior da História ameaça repetir-se, e isso, em vez de indignar e assustar, parece não afectar ninguém.
Passeamos o olhar pelos écrans maquinalmente, sem reacção, envoltos num torpor de apatia.
Um conhecido indivíduo do meio digital, cujo nome recuso mencionar por puro asco, disse há pouco que “a empatia é a maior fraqueza da civilização ocidental”.
Eu contraponho com a citação bem conhecida, e que nos deve servir a todos de aviso, de Hannah Arendt: «a morte da empatia é um dos sinais precoces e mais evidentes de uma cultura prestes a cair na barbárie.»
Estamos prestes a cair na barbárie. Estamos prestes a perder a nossa humanidade.
Aquilo que nos torna de facto humanos, porque nos alimenta a alma, porque nos sossega e inquieta o espírito em igual medida, é a Arte.
A Arte denuncia injustiças, ilustra verdades, alimenta esperanças!
Hoje, e cada vez mais, a Arte importa e é necessária. Faz-nos falta: para nos divertirmos, para sentirmos, para pensarmos, para nos deslumbrarmos, para nos revoltarmos, para nos apaziguarmos. Para voltarmos a ser humanos. Para nos recordar que ainda o somos.
Faço-vos este apelo: venham todos combater. Sigamos unidos: leitores, espectadores, seguidores, artistas, criadores. Partilhemos arte: partilhemos poemas, histórias, livros, pinturas, esculturas, bailados, músicas, vozes. Partilhemos o que nos emociona, o que nos entretém e faz rir ou sonhar, o que nos faz pensar e chorar.
Apoiemos o trabalho dos criadores de conteúdos inéditos, dos artistas que produzem a sua arte diariamente, e a apresentam no meio digital. Afinal, é tão fácil, e ainda por cima é grátis: pôr um “like”, comentar, ou partilhar o que mais deslumbra o nosso olhar e desafia a nossa imaginação, não custa dinheiro, mas não tem preço! Assim, a apatia de apenas olharmos e nada fazermos desaparece, e a empatia vence!
Recusemos perder a nossa humanidade – vamos combater a apatia! Vamos promover a empatia!
Vê! Partilha! Sente!